FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

terça-feira, 1 de abril de 2008

Estação do Débito




O Peregrino diz... “Na minha peregrinação pela graça, sempre me senti um devedor, isso porque me ensinaram que eu deveria dedicar o resto dos meus dias ao Senhor pelo que Ele fez por mim. Todo mundo sempre dizia o mesmo. E de tanto ouvir isso, acreditei ser verdade. Isso sempre me causou muito sofrimento interior, mas entendia que fazia parte da caminhada. Até que me perguntei; Será que o descanso que Cristo prometeu só será experimentado na eternidade?”.

No mundo que vivemos quando o assunto é trabalho, logo pensamos em luta e recompensa, desde o princípio é assim. “No suor do rosto comerás o pão...” Baseados neste princípio queremos generalizar tudo o que vivemos e fazemos.
Quando se fala em servir a Deus, tenta-se levar o mesmo princípio para este nível de relação. Basta você perguntar a qualquer líder: “como vai a sua igreja ou ministério?” A Resposta sempre será a mesma, mesmo que com palavras diferentes, mas o conteúdo será igualsinho, “apesar de mim, vai bem!”. Deixa-se sempre um débito pessoal para que o êxito da conquista não seja “aparentemente” da pessoa que respondeu e sim de Deus. Para testar esta postura é o bastante uma crítica e toda “aparente” humildade caí por terra.
A questão é que temos muita dificuldade de acreditar que não devemos nada e isso por vários motivos, dentre eles. 1) O fato de que se não devemos nada, que motivo temos para servir? 2) também pensamos que não teríamos uma razão para lutar contra o mundo, a carne e o diabo. Essas são só algumas questões que povoam nossa mente quando se trata desse assunto. Tenho certeza que existem outras, mas se estas forem respondidas as demais perderão forças.
Quando o Senhor Jesus bradou na cruz do calvário está consumado – Tetélestai! Ele cumpriu toda lei de Deus em nosso lugar, nossa redenção foi terminada e instalou-se o descanso que não é fruto de uma religiosidade vazia e farisaica, mas de uma obra, uma única obra de amor, a obra redentora de Cristo “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito... Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de obediência”. Hb. 4.3 e 11.
Contradição? Não, harmonia divina! Até ser dia perfeito na presença de Deus. Que motivação terei para servir que não seja o sentir-me devedor? Brennan Manning sugere:CONFIANÇA & GRATIDÃO! Experimente passar a servir por estes motivos e então sentirá que um elefante saiu de suas costas. Tente imaginar se um Pai preferiria ouvir do filho; Pai, tirei as melhores notas, agora me dê o vídeo game prometido! Ou seria melhor. Pai, tirei as melhores notas para agradecer por tudo que você fiz e faz por mim!
É assim que Deus quer que o sirvamos, pois se fôssemos tentar pagar o que devemos a Ele nunca conseguiríamos, mesmo que a reencarnação fosse uma verdade. Com as mãos vazias sempre estaremos prontos a oferecer e receber de Deus o melhor.

Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, mano! =)

Passei pra conhecer eu blog e estou adorando!

Acho que todo cristão passa por esta estação do débito! Você bem sabe, como já conversamos inúmeras vezes, que passei minha vida toda nesta estação e só recentemente, "alforriada" pela "lei áurea" da graça, pude desfrutar sem pesar do amor de Deus!

Não há como sentir verdadeiramente o amor de Deus (com o emocional) se não compreendermos (com o racional) o que é a graça e não abrirmos nosso coração (com o espiritual) para este amor que não busca retorno. Pois Deus nos quer por inteiro: coração, mente e espírito.

Verdadeiramente, creio que o reino dos céus é para o menor dos maltrapilhos , mas nunca para os devedores, pois, por menores que sejamos, a dívida já foi paga. Querer entrar no Reino dos Céus com a "humildade" dos que portam consigo um "título de débito" é negar o sacrifício de Cristo, única condição para a morada na eterna ao lado do Pai.

Te amo, mano! E muito! ;-)

Da sua mana:

Ana Claudia =)

Anônimo disse...

Valeu pelo comentário.
E pensar que te vi com de fraudinha.
rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, eu também ta amo muito e estou cada dia mais feliz ao te ver crescendo no Evangelho da Graça de Cristo

leza pedreira disse...

Pronto, com certeza este fantasma sempre me persegue,na minha vida cotidiana, eu sempre estou me , cobrando achando que podia fazer mais por alguem ,me achando egoista que deveria pensar mais nos outros, Mais deficil ainda é meu lado espiritual ai sim e dimais, utimamente tô fazendo uma comfusão.Tenho andado ansiosa, por causa do problema de saude de minha filha,tô super ansiosa, oro pocas palavrinas e pronto naõ consigo mas,fico achando que e preciso ter mas tempo, relachar mas,e fica no lugar especial para orar .Não sei porque ,sempre penso, que para orar tem q, ser num cantinho especial ? Então penso:sera que tÔ agradando a Deus? Mas eu mesmo tenho as respostas,desde que seja com fé e verdadeiras, acho que naõ e preciso falar muito para agradar Deus,naõ podemos pensar que ele um Deus que puni naõ precisamos pensar que ele naõ vai me ouvir so porque eu naõ falei muito, o inportante é que estas poucas palavras sejs verdadeiras e sinceras, naõ posso ficar achando que nunca vou pagar este debito porque eu ja sei que ele ja deu meu perdaõ.

Anônimo disse...

Minha amada irmã, não existe mais nenhum débito a pagar, poruqe tudo foi pago na cruz do calvário, é de lá que temos que tirar o alimento para nossa alma e a dos outros que Deus colocar em nosso caminho. Obrigado pela postagem e volte sempre para a cruz nela sempre haverá descanso e confiança!

Unknown disse...

Meu amigo irmão!
Que maravilha essa iniciativa de poder compartilhar ainda mais das coisas pertinentes a vida cristã, e poder fazê-lo de forma abrangente e democrática, dando liberdade e oportunidade a todos que entram neste blog, de poderem opinar!
Fico feliz e desejo que sempre tenhais êxito em tudo que fizeres e que o Senhor te favoreça e ajude em continuação.
Sinceramente em Cristo:
Moisés.

Valdemar Santana disse...

Querido Moisés, lembro de você no coral do templo central da Assembléia de Deus e também dando opiniões bem fundamentadas nas aulas de escola dominical. Obrigado por visitar este espaço que foi criado para reconciliações. Paz meu amado!!!

Valdemar Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.