FRASE DA SEMANA
"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston
terça-feira, 1 de abril de 2008
Estação da Religião
O Peregrino diz... "Visitei a estação das religiões, nela senti uma certa segurança. Eu estava no rol de membros da instituição, tinha uma função "vocacional", também era respeitado por pensar com profundidade o que todo mundo pensava. Só não entendia porque estava sempre com sede, por mais envolvido que estivesse, sentia uma insatisfação muito grande em minha alma".
Você já parou para pensar se há alguma diferença entre Evangelho e Religião? Sabemos de cor e salteado que religião vem de religar, mas este termo está tão gasto que quando pensamos nele só pensamos em nos religar a uma institução e não a Deus. A religião e a religiosidade tem roubado das pessoas o que elas tem de mais precioso, A alma. É isso mesmo, a religião tem tirado a alma das pessoas.
Quando falamos em religião logo nos vem a mente regras e mais regras para se alcançar "graças divinas". É aquela velha história de trocar bênçâos por frequência ou qualquer expressão de fidelidade a religião, o que Caio Fábio chama de barganhar com Deus.
Brennan Maning nos sugere que a melhor forma de seguirmos a Cristo é por confiança e gratidão o que nos leva a seguir leve e sem peso, como Cristo disse: "um jugo suave e um fardo leve". Trocar o peso de andar com sede por uma cruz é muito melhor. Tirar das costas a dor de carregar pecados em troca de um discipulado radical é melhor que andar com a máscara da religião que enfeitça quem nos vê e nos deixa com o coração permanentemente amargurado e sedento.
Bem, e a diferença, onde está? Está no que Tim Keller propõe. "Religião são regras e Evangelho são notícias" e boas notícias, e a melhor é que não precisamos mais seguir regras para alcançar nada, tudo já foi feito, o que temos que fazer é confiar e agradecer. Confiar que Cristo fez tudo na cruz e na ressurreição e viver o resto dos nossos dias dando o nosso melhor não por regras e fardos religiosos, mas por gratidão a Ele. Só agora dá para entender o que quer dizer o salmo 37.3: "Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança".
ValdemarSantana.
Mais Um Peregrino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário