FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

terça-feira, 1 de abril de 2008

Estação da Alegria





O Peregrino diz... “Sempre pensei que a alegria estava no riso fácil, na piada de mau gosto, no humor negro, no esquecer o cotidiano através de orgias de momento, em me divertir irresponsavelmente ou até em alegrias legítimas que não faziam mal a ninguém. Até que me deparei com uma cruz em meu caminho e então me vi sem forças para resistir à verdade de que tinha que mudar meu conceito de alegria”.


Alegria; satisfação, contentamento, prazer moral, festa. Esta é a definição de um dos dicionários que estava perto de mim quando escrevi esta reflexão. As palavras parecem limitadas ou superficiais quando este é o assunto.
No contexto em que estamos inseridos, ser alegre é sempre ser o que se determina de nós. A alegria sempre está refém de momentos sob a ditadura da maioria, coitado dos que não estão dentro desta orla de alegria. Como disse Karl Max: “As idéias vigentes de cada período sempre foram idéias das classes dominantes”.
Um autor que tenho citado, Brennan Manning, vem nos ensinar algo precioso para entrarmos neste assunto. O livro é: O Impostor Que Vive em Mim. E a frase é a seguinte:
“O impostor deve ser convidado a sair de seu esconderijo e apresentado a Jesus, ou os sentimentos de desesperança, confusão, vergonha e fracasso se aproximarão furtivamente de nós, desde o amanhecer até o anoitecer”.
Segundo Brennan, dentro de cada um de nós habita um impostor que se alimenta de ilusões. E tenho certeza que uma dessas ilusões é aprisionar a verdadeira alegria a momentos alegres, mesmo que legítimos.
Com esta pequena dica, creio que conseguiremos vencer este minúsculo conceito de que ser alegre é estar sempre alegre, se não, como crer que a carta de Paulo aos filipenses teria como tema alegria, estando ele na prisão quando a escreveu?
Jesus Cristo, no famoso Sermão da Montanha, nos ensina vários caminhos para a verdadeira felicidade ou alegria. “Felizes... os pobres de si e cheios do Espírito de Deus... os verdadeiramente quebrantados... os mansos não no temperamento, mas na vida... os que têm fome e sede da justiça da graça... os que têm misericórdia nas mãos e não só nas palavras... os que têm um coração constantemente sendo limpo pelo Evangelho da Graça... Os pacificadores da paz do Reino de Deus que é maior que a da ONU, com todo respeito e admiração... Os perseguidos por causa do Evangelho e não por falsos evangelhos e testemunhos”.
Destes, creio e interpreto eu, sem ter nenhum desejo de ser comentarista, ainda bem! Mais por eles que por mim. Já é a alegria de pertencer ao Reino de Deus que se concretizará no dia da alegria plena e sem limites!
Então, o velho ditado, “alegria, alegria, faça como eu sorria”, se converterá em “alegria, alegria, não dependa só de sorrisos para existir, exista como no pacto do casamento, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na abundância e na escassez, pois só assim você será quem nasceu para ser”. VIVA A BOA NOVA DA ALEGRIA DO REINO DE DEUS!

Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

4 comentários:

leza pedreira disse...

que bom Pastor, mesmo vc tando longe, continua alimentando nosso espirito com suas palavras.Nos devemos ter alegria nao por termos um motivo, apenas porque somos filha de Deus e porque , ele nos deu a vida. Eu particulamente, tenho tds os motivos para ser alegre, naõ preciso de motivo, o meu maior motivo e ser filha de Deus e servi-lo.

Anônimo disse...

obrigado pelo seu comentário, realmente não existe distância para o Evangelho. E este seu motivo verdadeiramente é muito nobre! Deus te abençoe cada vez mais como Sua filha amada.

Unknown disse...

"FELIZES OS CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR" =D

Alegria maior não há que fazer parte deste banquete! =D

Este texto me lembrou um certo episódio da minha vida que você deve recordar. Há não muito tempo, em um período que eu estava muito triste e pode-se até dizer que um tanto "depressiva", chamei você para conversar e partilhar do meu problema. Em meio a um turbilhão de lágrimas, contei-lhe o que havia acontecido e você me escutava com atenção. Naquele momento você me disse muitas coisas que ainda guardo em meu coração, mas uma delas me veio em mente quando li esta estação. No momento da minha maior explosão de choro você me perguntou: "Você está sofrendo? E se você não tivesse o amor de Deus, como seria?"

Em meio a minha dor, eu chorei mais ainda, ora porque estava doendo, ora porque tentei imaginar o inimaginável: sair da dor sem conhecer o amor de Deus. E através daquelas palavras foi possível a mim dar graças em meio a dor, pois o meu coração estava ferido, mas o amor de Deus habitava nele e a esperança de Deus não o deixou se quebrar.

Que a alegria de Jesus continue fazendo parte da minha vida através da tua vida, irmão! =)

Alegria é ser amado! Alegria é ver além do que os olhos podem ver! E nesta terra, alegria pra mim também é ter você!

Te amo! =)

Da sua mana:

Ana Claudia

Valdemar Santana disse...

Mana, você é um presente de Deus mesmo! Sempre que passo por dificuldades e provas lembro de tudo que vivi com você e o mano-ed.
Sabe, quando me drogava nas loucuras que vivi, sempre que estava mergulhando profundamente no mal, vocês me vinha a mente e eu tirava o pé.
Te amo muito também!