FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

terça-feira, 1 de abril de 2008

Estação do Coitadismo


O Peregrino diz... “Passei pela estação dos coitadinhos e me vi persuadido a se um, fui convencido que dessa forma estaria agradando a Deus e as pessoas, porque isto é que é ser humilde, me disseram. Por um tempo me senti bem, mas sempre que lia os textos bíblicos que me diziam o contrário, procurava me esquivar deles ou forçá-los a dizer o que meu coitadismo queria, por isso não agüentei mais”.

Eu nem precisaria perguntar se alguma vez na vida você já se sentiu assim, porque mesmo que tentemos esconder, em algum momento passamos ou passaremos por esta estação da existência humana.
A síndrome do coitadinho(a), se apresenta com várias faces e sempre de maneira muito persuasiva para conosco e também com os outros, somos tão atingidos por este sentimento que até contagiamos quem está por perto e o contrário também é verdadeiro.
Este sentimento tem invadido o meio cristão em geral e é vendido como humildade. A pessoa faz aquela cara de peixe com fome e fora d’água e acaba convencendo a si e a quem está por perto de que é a pessoa mais santa que o cristianismo já conheceu. Mas a sua consciência, se ela ainda a tem, e ao Espírito Santo, jamais poderá mentir.
Tenho visto que esta é uma caverna em que muita gente têm usado para se esconder do falso evangelho do triunfo que está sendo vendido no mercado da fé ou para esconder sua verdadeira sede de poder. E esse, definitivamente, não é o melhor caminho!
O melhor caminho é trabalhar para aplicar O Evangelho da Graça de Cristo a toda nossa existência, e então, saberemos que humildade não é ser o coitadinho(a) de Jesus e sim ser mais que vencedor em Cristo Jesus. Então, encontraremos nossa verdadeira identidade, a de nova criação de Deus em Cristo e conseqüentemente teremos a dimensão certa do que seja humildade, saber o seu lugar. Como diria a turma do logos, preferidos do meu amigo Darlan, um servo e na da mais!
Então, saiamos das nossas cavernas existenciais de coitadinhos e nos apresentemos como de fato somos, pessoas que ainda estão em construção, pois aquele que começou a boa obra há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus! Não para sermos coitadinhos no Novo Céu e Nova Terra, até porque lá não tem lugar para isso, mas para sermos semelhantes ao Filho de Deus. Para isso, peregrinemos!


Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

Nenhum comentário: