FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

domingo, 30 de outubro de 2011

Estação dos Seguidores de Seguidores

Diz o Peregrino..."Quando conheci o Cordeiro fiquei apaixonado por Ele, mas durante um período da caminhada conheci alguns seguidores d"Ele que eram também fascinantes, não como Ele, mas muito fascinantes, os quais resolvi imitar. Isso me fez bem por um tempo, mas depois começou a me fazer mal. Hoje estou voltando a seguir o Cordeiro como antes, eu e Ele na solitude sem solidão desse Caminho".

     No livro Espiritualidade Bíblica de Paul Stevens e Michael Green é feito uma denúncia sobre um dos males da espiritualidade moderna que são "Os seguidores de seguidores". Isso é muito evidente nos ministérios personalistas dos nossos dias, ministérios que são mais conhecidos pelas desenvolturas pessoais de seus líderes do que pelos frutos do Espírito em suas vidas.
     Se olharmos para a história recente da igreja, principalmente para a história dos pregadores televisivos perceberemos com mais clareza que isto é bem verdade. Paulo percebeu a presença desse vício na igreja que nascia logo depois que Cristo foi assunto ao céu e da qual ele, Paulo, foi pastor, apóstolo, mestre e aluno. Ao recomendar aos irmãos de Coríntios que não seguíssem nem a Apolo, nem a Pedro, nem a ele mesmo e muito menos a Cristo dizendo que o seguiam para mostrar uma espiritualidade superior. Paulo ensina a eles e a nós, que devemos seguir a Cristo pelo que Ele é e não pelo que pensamos quem Ele seja. E sobre quem Ele é o Evagelho deixa muito claro esse assunto.
     Quando o apóstolo da graça diz: "Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo", ele está dizendo que o siguam até o ponto onde ele segue a Cristo, o que estiver fora disse está fora de Cristo, ainda que seja Paulo ou até, como ele disse aos gálatas, um anjo, que saiam dessa esfera, não devemos seguí-los. Esse é o segredo de uma espiritualidade sadia, que não nos impede de admirar seguidores que seguem a Cristo com o comprometimento que o Evangelho ensina e exige, mas que nem por isso nos dá o direito de fazer deles nossos ídolos do discipulado.
     Foi João Calvino quem disse que: "O coração do homem é uma fábrica de ídolos", essa afirmativa e a sua decisão de ser interrado em uma vala comum sem quem ninguem sobesse para que ele não se tornasse mais um ídolo da história, me mostram que Calvino nunca sonhou com o Calvinismo, mas com seguidores de Cristo comprometidos com o Evavegelho até o tutano, como ele nas suas limitações pessoais e contextuais o foi. Que o Pai nos livre desse mal guiando-nos ao Filho, Pelo poder do Espírito sempre, e que isso nos cure de terminar os nossos dias tendo que dizer: Gastei toda minha vida sendo um seguidor de outror seguidor, mas ao contrário, digamos: "DEPOIS QUE TE CONHECI, NÃO CONHECI NINGUÉM QUE ME TIRASSE O DESEJO DE SÓ ATI SEGUIR MEU AMADO JESUS!!!

Valdemar Santana
Mais Um Peregrino 

Nenhum comentário: