FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

domingo, 16 de outubro de 2011

Estação dos Casais Casados


Add caption

Diz o Peregrino... "Quando dispertei para ver o sexo oposto passei a entender com mais profundidade que realmente precisamos do outro. No começo essa visão era meio turva, confusa e egoísta, mas quando o Cordeiro entrou nessa história me fez ver esse lado da vida da forma certa através de uma pessoa-presente".

     O casamento realmente é uma idéia divina. Da união de um homem e uma mulher nasceu a raça humana. Também percebemos que o mundo, a carne e o diabo lutam contra esse laço redentor criado pelo Pai. Em alguns momentos parece até que eles prevalecem, mas graças a Cristo que essas portas infernais não tem prevalecido contra Seu projeto maior.
     Fui criado em meio a uma mistura de família tradicional e tradicional rompida pela geração pós ditadura que queria se divorciar de tudo que era uma farça. Lembro que quando criança, não entendia porque meus avós de um lado da família dormiam na mesma cama e do outro lado da família, por parte de pai, dormiam em camas separadas. Quando fui questionar tal anomalia levei um esporro e também recebi a ordem de não mais perguntar sobre o assunto, até que depois de crescido descobri que aquele hábito nasceu de uma mágoa não pedoada.
     A Bíblia deixa claro através de Jesus Cristo que:"O que Deus uniu não separe o homem". E quem sou eu para discordar de Jesus Cristo! Mas tenho refletido sobre esse texto olhando para a história e também para a vida de alguns "casais" que conheço. Depois de muito pensar cheguei a seguinte reflexão: "O que Deus uniu não separe o homem, mas será que toda união foi Deus que uniu?"
     Quantas uniões foram feitas por uma gravidez indesejada com o intuíto de dar uma satisfação moral, ou para não perder a moral da família. Conheço pessoas que foram obrigadas a casar por perderem a virgindade. Muitos hoje em dia, principalmente, casam por grana. Há quem case por posição social para manter a pompa herdade. Enfim, muitas são as motivações para não se casar casando. Creio que esses, apesar de "casados" nunca casaram.
     A pergunta que não quer calar à séculos é: "O que sela a união de um casal?" O documento do cartório? A "bênção" do sacerdote? O ato sexual? Paulo quando escreveu aos Coríntios exortou a alguns que mesmo depois de conhecer o Evangelho ainda mantinham a prática de sair com garotas de programas.     
     Ele disse que esse ato tornava o membro da igreja "um" com a garota de programa por causa do ato sexual, mas aquela era uma união ilegítima, pois para ser um casamento legítimo é necessário que antes do selo da união sexual haja a uníão de Amor Ágapê no coração de ambos, quando o ato sexual se tornará apenas a concretização daquilo que aconteceu diante de Deus no lugar onde Deus mais gosta de trabalhar, de dentro para fora.
     Por isso, devemos usar a mente e o coração para concretizar um laço de amor com alguém, para ter a certeza de que estou me unindo com a pessoa certa em um laço do amor de Deus que vai resistir ao tempo, as ausências dos filhos, dinheiro, sexo e que realmente só a morte separará, pois no céu não se casa, nem se dá em casamento. Creio que esses são os casais verdadeiramente casados e humildemente, pela graça de Cristo, me incluo entre eles.


Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

Nenhum comentário: