A palavra cristão nasceu pouco tempo depois de Jesus ressuscitar e ordenar a seus discípulos que saissem pelo mundo a fora anunciando tudo que eles viram a aprenderam andando ao seu lado. "Em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos" At. 11.26b.
A questão é que com o passar do tempo qualquer palavra vai evoluindo ou regridindo, em significado. E a palavra cristão não fugiu a esta regra, pelo contrário, ela regridiu, e regridiu tanto que hoje se pensa que um cristão é alguém de "igreja". É quase impossível encontrar uma pessoa que pense nessa palavra e lembre do pai dela - Jesus!
O mais próximo que se pensa é que alguém que é cristão é um seguidor do cristianismo, o que historicamente também foi involuindo para ser o que hoje é - Algo indenominável!
O primeiro significado da palavra cristão é cristinho, apesar do "ão" no final da frase. É que a língua materna dos primeiros discípulos era o grego e não o português. Talvez os linguistas devessem fazer uma melhor tradução, como não sou um, prefiro não entrar em detalhes.Há quem defina essa palavra como "seguidor de Cristo". Creio que esta é uma definição bem próxima de cristinho e que deve ser usada e vivida com toda força que pudermos.
Resumindo, precisamos voltar ao significado e principalmente a prática desse significado para que, fazendo a diferença, restauremos seu sentido primeiro. Creio que o convite é simples, basta ouvirmos o que o Pai disse no monte da transfiguração: "Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no"! O resto é nota de rodapé.
Com Amor em Cristo Jesus
Valdemar Santana
Mais Um Peregrino
Nenhum comentário:
Postar um comentário