FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estação da Culpa

Diz o Peregrino... "Eu nunca gostei muito dessa palavra, sempre fugi dela com toda força do meu ser, mas sempre a via perto de mim, me perseguindo, por mim, por outros e até por cenas imaginárias. Mesmo depois da luz do evangelho, ela teima em querer ser minha amiga, não aceita o fim da nossa relação, mas eu já encontrei um bom remédio para tomar todo dia contra essa maldita".

Não há quem não sofra com este mal existencial que esta presente em nossas vidas desde a mais tenra infância. A culpa tem sido um dos maiores combustíveis da religião, da política, da educação familiar do mundo que vemos e até do mundo invisível aos olhos, mas perceptível à alma. Quantas famílias, amizades, países e até a fé de muitos não já foram arruinadas por este mal de todos os séculos.
Muito já se tem feito contra a culpa, terapias, tentativas de não aceitar sua existência. Outro dia participei de um debate sobre a cura pela fé quando, para minha surpresa, uma das convidadas disse que a culpa existia como fruto do judaísmo e do cristianismo, sem bem que essas duas vertentes da história tem muita culpa quanto algumas culpas, mas no sentido existencial ou essencial, não dá para culpá-los. Pois o que dizer sobre a existência da culpa entre os povos que nunca tiveram contato com a "civilização"?
O que precisamos fazer é assumir a sua existência e enfrentá-la com outros valores. Creio que os valores insuperáveis do Evangelho de Jesus de Nazaré são o melhor remédio para enfrentar esse mal de forma eficaz. Basta encarná-los no caminhar e ir experimentando a cura processual, já que o ainda não nos impede de experimentar a cura derradeira hoje. Esse pedacinho da canção quem sou eu? de João Alexandre nos diz algo sobre isso: "Todo sofrer Ele tomou sobre si e a nossa paz, com a sua morte comprou! Foram feridas e dores que nos trouxeram a vida, plena vida, vida sem fim! Quem sou eu pra não ver? Quem sou eu pra não crer? Quem sou eu pra detê-lo em meus limites? Quem sou eu pra mudar? Quem sou eu pra fugir? Quem sou eu, diante d'Ele quem sou eu?". Vamos em frente com a certeza de que toda culpa foi vencida na cruz, só precisamos aprender a tomar posse disso!!!

Com Amor em Cristo Jesus
Valdemar Santana
Mais Um Peregrino
  

Nenhum comentário: