FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

sábado, 5 de março de 2011

Estação dos Santos Urbanos

Diz o Peregrino... "Quando era criança e entrava em algumas igrejas , via aqueles santos em seus pedestais e me sentia muito longe deles. De alguns tinha dó, de outros medo e uns tantos outros curiosidade, até que encontrei o Santo dos santos".
     As interpretações que alguns na história fizeram sobre o que é ser santo, nos afastou tanto dessa realidade que há quem pense que o santo é alguém perfeito. Grande engano esse.
     Depois que comecei a ler sobre a história de alguns santos e principalmente, o significado bíblico do termo, fiquei impressionado com o tamanho do engano que seguia e acreditava e vejo que a maioria também ainda acredita. Terrível isso.
     De uma forma bem simples, a palavra santo significa, "separado para" e não "separado de" como a maioria pensa. E no caso dos seguidores de Jesus, separados para serem semelhantes a Ele. Lógico que há um grande habismo que nos separa do Carpinteiro de Nazaré, mas Ele mesmo prometeu que não nos deixaria sós nesta jornada. Um santo da Bíblia e seguidor seu, o apóstolo Paulo disse: "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus". O endereço deste texto vocês já devem saber.
     Na história da igreja temos vários exemplos de pessoas que entenderam o significado e o desafio de serem os santos dos seus dias. Santo Agostinho, São Francisco de Assis, Santo Antônio, Lutero, Calvino, Tereza D'Ávila, Pascal, John Wycliff, Zwinglio, os irmãos Wesley e tantos outros. Recentemente, li no livro de Richard Foster, que sugeri no blog, a história de Dorothy Day, ela foi o que eu chamo de uma santa urbana. Dorothy largou tudo para viver entre os pobres, mais especificamente entre os pobres Operários Católicos que eram oprimidos pelo poder do capital selvagem dos seus dias. Ela foi uma profetiza da justiça social na história da espiritualidade cristã. Acho que deveriamos conhecer mais essa linda história
     Quando olhamos para os nossos loucos e corridos dias, perguntamos: É possível ser santo no meio dessa selva de pedras cheia de gente informada e informatizada, mas alienada de Deus? A vida dos santos que viveram nos campos e nas cidades e principalmente a do Santo dos santos Jesus Cristo nos mostram que a resposta é: SIM É POSSÍVEL!!! Basta que para isso deixemos morrer aos pés da Cruz o nosso velho e falso eu e peçamos a Deus que resplandeça a Sua imagem e semelhança com a qual fomos criados pelo poder do Evangelho e Ele fará com que o que era sem forma e vazio venha a existir. A nova ciração em Cristo que vai se aperfeiçoando em santidade n'Ele, até ser dia perfeito em sua presença eterna.
     O contexto de cada santo da história foi tão difícil ou até pior que os nossos dias, se fizermos a análise equilibrada de cada momento veremos isso. A questão não é a dificuldade dos dias maus ou a facilidade dos dias bons, mas a porção da nossa comunhão com Aquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, da morte para Sua vida em nós. Isso sim, fará toda diferença, na cidade, no campo ou até mesmo numa ilha deserta, porque começará no coração e atingirá lugares que nem imaginamos. SIGAMOS POIS O CORDEIRO QUE VENCEU!!!


Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

2 comentários:

ECO - Evangelho e Consciência disse...

Do Santo Douglas, para o Santo Valdemar...
Pois, Nele, podemos nos chamar assim um ao outro.
Sem nenhuma demagogia, sem nenhuma pretensão em ser o que se não é, sem nenhum desejo subordinado aos aprendizados dessa jornada.
Mas, apenas caminhando na " Estação dos Santos Urbanos ".

Deus te Abençõe!

0800

Valdemar Santana disse...

Valeu meu véi santo, kkkk !!!