Ética= Ciência da moral. Talvés por isso não muito simpática para quem gosta de viver com significado sem deixar de ser justo. Sempre que o assunto é ética, principalmente ética cristã, logo se instalam várias polêmicas. Qual o limite da liberdade do Cristão?
Limite é uma coisa que não se discute pacificamente, porque uns querem ir além da Bíblia para proibir e outros para liberar. As interpretações para isso são muitas e se colocarmos aqui teríamos que mudar o foco deste bloger, o que não é o caso.
Qual a motivação para a ética? Há quem defenda que é só mergulhar dentro de si mesmo e encontrará a motivação para isso. Outros entendem que não prestamos para nada e dentro de nós não podemos encontrar tal motivação. Dietrich Bonhoeffer em seu livro sobre o assunto nos propõe: "Desprezo e idolatria do ser humano estão muito próximos um do outro". Não será despresando nem adorando a criatura que iremos encontrar motivação para sermos éticos do ponto de vista do cristianismo.
Mas O que é ser ético do ponto de vista do cristianismo? Se olharmos as caricaturas do "cristianismo" que estão a nossa frente, veremos que não dá para ser ético, pois para isso precisaríamos da perfeição. Por isso convido o Dr. Martin Luther King para nos ajudar, quando desafiado a desistir no meio da luta contra o racismo: "Nós não somos quem deveríamos ser, não somos quem gostaríamos de ser, mas com certeza, não somos mais os mesmos, por isso, continuemos!". E também a convicção do apóstolo da graça com ética, Paulo: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus". Fl.1.6.
Ser ético do ponto de vista cristão não é ser perfeito, mas lutar por ela com todas as forças, sempre lembrando que é na força do Espiríto que lutamos para alcançar tal estação amada por uns e odiada por outros, mas indispensável para uma existência pacífica interna e externamente!
Cristo nos ensinou que o Reino de Deus começa de dentro para fora ao contrário da proposta dos fariseus. Nesse tipo de ética precisaremos enfrentar o que Bonhoeffer chama de "falso eu", Brennan chama de "o impostor que vive em mim" e a Bíblia chama de "velho homem". Vamos colocá-lo diante do espelho, o Evangelho da Graça de Cristo! Então, passaremos por todas as estações com graça, mas sem abandonar a ética!
Valdemar Santana
Mais Um Peregrino
Mais Um Peregrino
Nenhum comentário:
Postar um comentário