FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

terça-feira, 2 de abril de 2013

Estação da Cristofobia

Diz o Peregrino... "Sempre sofri e fiz sofrer por preconceito. Sofri preconceito por classe social, por não ter estudado em escolas privadas, por ser do interior, por não ter um bom português e tantas outras coisas. Fiz sofrer por ter preconceito com pessoas soberbas, indiferentes, de outras religiões, etc. Até conhecer Aquele que ama a todos, até os mesmo os que lhe odeiam".

     Hoje em dia esta na roda dos debates e discussões temas como, racismo, homofobia, preconceitos e assuntos semelhantes. O homem tem um legítimo desejo por igualdade entre os seres humanos. Creio que isso seja bom desde que não nos desumanize.
     Em seu livo: A Cruz, o monge beneditino Anselm Grun, conta uma experiência em que antes de abrir uma palestra ele fez o sinal da cruz e uma pessoa se levantou muito revoltada com tal atitude. Segundo essa pessoa, ele estava ferindo a liberdade de fé dos presentes, ela revelou aquilo que chamo de Cristofobia, fobia a tudo que se refira a Cristo.
     Sei que muito dessas ações agressivas em relação a Cristo e ao Evangelho vem de revoltas das insanidades praticadas pela igreja ao longo dos séculos, mas também sei que no meio disso te muito da carne, do mundo e do diabo. Temos que pedir discernimento ao Senhor para distinguir uma coisa da outra e  tratar especificamente cada uma com as armas, também específicas, que o Evangelho tem como solução.
     A Cristofobia, vinda de onde vier e como vier é anti-Cristo! Isso tem que ficar bem claro, para que não se tenha desculpas no Grande, para uns, e Terrível, para outros, Dia do Senhor, pois Ele em amor, como bem disse o Caio outro dia, Jesus nunca não amou, ira julgar cada um de acordo com a relação que teve com Cristo em vida.
     O que me impressiona na resposta de Jesus aos falsos profetas no evangelho de Mateus é o fato de Jesus lhes dizer: "Nunca os conheci..." (Mt.7.23). Havia tudo, menos o mais importante, relacionamento com Deus, aquilo que Ricardo Barbosa sabiamente chama de Amizade. Quando fui pastor no interior da Bahia aprendi muito com um matuto convertido e que caminhava com Jesus a mais de 70 anos. O irmão José Ferreira, ele sempre me dizia: "Pastor, crente mermo é na diária!". A cada dia dessa caminhada que vai completar 22 anos, com a graça de Cristo, tenho confirmado essa verdade.
     Creio que os cristofóbicos são assim por não terem se dado a oportunidade de conhecer "O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo". Creio também que temos, como igreja, uma parcela de responsabilidade em algumas dessas reações, mas creio mais ainda, que no meio de tudo isso, e muito maior que tudo isso, está a graça de Deus, que aguarda que os cristofóbicos e todos os fóbicos, encontrem O Caminho que cura as fobias da vida pacificando nossa alma. Sigamos pois ao Cordeiro que venceu!!!

Valdemar Santana
Mais Um Peregrino

Nenhum comentário: