FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

domingo, 1 de maio de 2011

Estação da Estabilidade na Semente do Primeiro Adão

Diz o Peregrino... "Desde que me entendo por gente que meus pais, amigos e colegas me falavam sobre  uma tal de estabilidade. Os argumentos a favor dela eram tão lógicos e quase irrefutáveis, que não tive alternativa a não ser correr atrás desse tesouro. No meio do caminho fui encontrando pessoas que o encontraram, mas que não se satisfizeram com tal conquista, isso me levou a pensar de forma mais ampla sobre esse assunto".
Todos nós sabemos muito bem que viver pela fé não é viver uma vida de alienação e de irresponsabilidades sociais de um modo geral. Temos que trabalhar para o sustento da família e da vida, o trabalho é um mandamento e uma bênção de Deus para redimir e dar dignidade ao ser humano.
     Também não podemos viver uma vida cristã juvenil que pensa que ser rico é pecado e que os ricos são mais difíceis de serem alcançados pelo Evangelho. Eu tenho visto soberba e orgulho na várias classes sociais que pastoreio, e até às vezes, com mais frequência, os encontro entre os mais pobres financeiramente. O desafio maior não é possuir ou não as riquezas desta vida, mas o de não deixar-se possuir por elas.
     Os seguros, aposentadorias, automóveis, patrimônios quitados ou financiados, ou outros bens e conquistas, não vão nos dar a tão sonhada "estabilidade" apregoada pelo contexto em que vivemos onde o símbolo da fé não é cruz, mas o cifrão do velho mamom, que Jesus deixou claro que não dava pra carregá-lo e serví-Lo. Precisamos quebrar primeiro esse ídolo em nosso coração para depois vivermos uma vida redimida até nessa área que dizem ser a última a se converter e a primeira a se desviar, o bolso.
     Toda estabilidade que esta vida tem para dar, por mais aparentemente boa e "estável" que se apresente, esta contaminada pela semente do primeiro Adão que não conseguiu fazer o que lhe foi determinado, por isso só a semente do segundo Adão, Jesus Cristo, que é o Evangelho, pode nos dar a segurança e verdadeira estabilidade, pois vem do trono do Pai e se aplica a nossa vida pelo poder do Espírito Santo.
     Termino tomando por empréstimo as palavras de um homem que aprendeu o segredo do contentamento para viver: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". Você já deve ter percebido que o autor é o apóstolo Paulo que encontrou pessoalmente com Cristo no caminho de damasco e passou a propagar essa esperança que encheu seu coração da verdadeira estabilidade vinda de Deus. Esse texto é parte de uma carta que ele escreveu aos irmãos que viviam em Filipos - Fl. 4.12 e 13.
     Que lutemos para dar o melhor para nossa família, igreja e sociedade sem, contudo deixar-se possuir pelo espírito da época que promete estabilidade sob o custo da venda da alma e da destruição da fé no que realmente vale a pena, O Evangelho.


Valdemar Santana
Mais Um Peregrino



Nenhum comentário: