FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dica de Leitura - Anthony de Mello - Edições Loyola




          Autor da linha de espiritualidade que aborda o assunto de maneira bíblica, histórica e filosófica. Muito citado por Brennan Manning, autor do clássico O Evangelho Maltrapilho. Tem uma abordagem que nos ensina a ver a espiritualidade com a mente e o coração, com a Palavra e a Vida. De muita relevância para a religiosidade dos nossos dias, onde sempre predomina uma visão unilateral da fé. É um livreto que nos ensina a ser mais discípulos do que mestres. Vale a pena adiquirir e tirar as lições sem esquecer do princípio paulino de examinar tudo e reter o que é bom a apartir de Cristo.

Com Amor em Cristo Jesus
Valdemar Santana
Mais Um Peregrino 

domingo, 6 de junho de 2010

Estação dos desviados

Diz o peregrino... "Eu sempre tive medo de me desviar, porque me diziam que se eu deixasse de ir a igreja ou não buscasse a Deus ele deixaria de me querer ou de gostar de mim, fora a punição que me viria. Confesso que no fundo do meu coração nunca acreditei nisso, só não tinha coragem de confessar porque minha voz era a da minoria e então pensava que estava errado".
Creio que muitos sofrem com esse tipo de problema. O Deus que nos é apresentado em alguns discipulados e igrejas por ai, parece mais com um fiscal do imposto de renda do que com Jesus de Nazaré.
Quando leio nos evangelhos o Deus que nos é apresentado em Jesus Cristo e depois ouço alguns "pastores" e até irmãos bem intencionados e mal discipulados falando sobre suas impressões sobre o deus que eles creêm e que até eu cri durante muito tempo de minha vida, me entristeço e me alegro. A tristeza decorre de tanta gente perdida com o Evangelho nas mãos, na mente e não no coração, a alegria vem pela gratidão da libertação que aconteceu e que esta acontecendo em mim desse processo religioso escravizante e esvaziador.
Foi o servo da Velha Aliança Davi quem disse: "Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também" - (Sl. 139.7-8 NTLH). E o outro servo da Nova Aliança, Paulo de Tarso nos deixou uma lista de situações e seres que não podem nos separar desse Deus que na cruz a tudo venceu: "Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus; nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor" - (Rm. 8.37-39 NTLH).
A grande questão que os defensores da santificação religiosa pergunta é: "Então se assim é, eu posso pecar e fazer o que quizer, pois já estou salvo mesmo? E a resposta é simples e obvia como o Evangelho o é: "Quem assim vive não entendeu o Evangelho, pois o mesmo nos libertou não só do mundo, da carne, das trevas e da lei, mas também do pecado. Logo, quem vive pecando ou ainda é escravo do mesmo, não é servo do Evangelho, e sim de um dos "evangelhos" que por aí é pregado, é simples assim" 
Por isso devemos ir a igreja sim, devemos também orar, como servir e fazer tudo para alcançar a estatura de pessoa perfeita em Jesus. Só que não com a perspectiva de quem tem medo de se desviar, mas com a certeza de agradecer a Jesus Cristo por tudo que Ele fez por nós. Sigamos pois a Ele que Vive e Reina!!!
Com Amor em Cristo Jesus
Valdemar Santana
Mais Um Peregrino