FRASE DA SEMANA

"O orgulho pode nos levar a nos transformarmos em substitutos para Deus". James Houston

sexta-feira, 13 de março de 2009

Estação da Religião # Evangelho II


Estou cada dia mais convencido de que religião não religa ninguém a Deus, muito menos ao que realmente importa - Cristo o único caminho. Sempre que encontro pessoas com discursos religiosos os vejo como presos aos seus méritos. Também percebo nuances disso em mim, mas creio que o Evangelho me cura disso todos os dias e mais livre vou fincando desse saber que nada sabe nem religa

Outro dia estava em uma fila de shopping com um irmão de fé e amigo para pagar a taxa do estacionamento, por sinal muito alta. Nossa conversa girava em torno da diferença entre Evangelho e Religião, no meio das argumentações alguém que estava atráz de nós aguardando sua vez nos pediu licença para entrar na conversa dizendo: Desculpe a intromissão, mas qual é mesmo a diferença entre Evangelho e Religião?
Devido à urgência do mundo urbano que nos cerca, respondi de forma sucinta que a diferença é que na Religião se vive pelo mérito e no Evangelho se vive pela graça! Por isso que religião é insuportável e evangelho desejável, por isso que ninguém agüentava os fariseus e todos queriam ouvir Jesus falar. É simples, mas não é simplista, ao contrário é o que há de mais singelo e profundo. Podemos dizer que faz parte dos mistérios da fé, mas que se revela em Cristo, só n´Ele!
Tenho aprendido na caminhada com o Pai, que o Evangelho não é só a mensagem de Boa Nova de Paz, mas é alguém, isso mesmo! O Evangelho é Jesus de Nazaré! Seguindo-o aprenderemos o caminho de Deus para uma vida constantemente nova e também perceberemos que só Ele nos religa a Deus a nós e ao próximo.
Confesso que não creio que religião religue, como ela se propõe em sua literalidade. O que sempre li e vi, foi a religião desligando amigos, famílias e nações. Dificilmente ela reconcilia e quando faz isso é porque as pessoas estão ligadas pelo pensamento escravizante que reina em sua proposta.
O evangelho por outro lado vive reconciliando famílias, amigos, nações e até inimigos. Porque sua proposta é de paz, a paz que vai além das fronteiras do entendimento, a paz que vem de Deus e se instala em nós. E mesmo que o povo que o segue tenha inimigos, é ensinado a abençoar estes e não amaldiçoá-los.
Por isso, creio que o evangelho é Jesus Cristo, porque só ele faria algo tão elevado diante da natureza humana caída e que luta contra tudo que se revela da parte do Senhor. VIVA O EVANGELHO!!!!



Valdemar Santana


Mais Um Peregrino